Em toda construção nova é comum que o espaço fique cheio de sujeira e rejeitos de obra. Por isso, as construtoras devem entregá-los apenas após uma limpeza bem-feita, isentos de entupimentos pós-obra nos encanamentos.
Mas isso nem sempre acontece. Muitas vezes, o imóvel recém-construído é entregue aparentemente limpo e sem problemas. Só que com o passar do tempo, se há concentração desses rejeitos no encanamento, o problema tende a aumentar.
E os moradores verão um entupimento acontecer semanas ou meses depois, sem saber que o problema teve origem quando a obra ainda estava acontecendo.
Se isso está acontecendo com você, leia este artigo para entender mais sobre o entupimento pós-obra, como ele acontece e o que fazer para solucioná-lo!
O que leva ao entupimento pós-obra?
Os entupimentos pós-obra acontecem quando há acúmulo dos rejeitos de obras nos encanamentos, levando à sua obstrução.
Ele pode acontecer porque uma construção recebe vários materiais, como madeira, revestimento, cimento, areia e uma série de outros.
E, durante a obra, pequenos pedaços acabam se acumulando em alguns locais, o que pode passar percebido pelos funcionários que atuam nela.
Como consequência, esses rejeitos acabam parando nos encanamentos, ainda não usados, gerando um sério problema a longo prazo.
Quais são os rejeitos que causam os entupimentos?
Como já dissemos, em uma obra é comum receber e movimentar uma série de materiais, que podem levar aos entupimentos pós-obra. Apresentamos aqui os principais deles:
- Areia
- Cimento
- Entulho
- Gesso
- Plásticos
- Rejunte
- Solo escavado
- Tinta
- Verniz
Esses e outros muitos itens podem levar a uma obstrução que passará despercebida de imediato, mas que trará problemas aos moradores, após a entrega da obra.
O entupimento causado por eles costuma acontecer nas curvas dos encanamentos, locais de mais difícil acesso e, com o tempo, eles bloqueiam a passagem de água.
Conheça a importância da limpeza pós-obra!
Os entupimentos pós-obra têm como causa uma limpeza pós-obra malfeita, com riscos de avarias a curto e médio prazo.
Isso implica não apenas em problemas para os moradores, como para as próprias construtoras ou empreiteiras, porque elas serão responsabilizadas por vício oculto.
Por isso, é interessante para os próprios responsáveis pela obra que contem com empresas especializadas para realizar a limpeza e garantir que não surgirão problemas futuros nesse sentido.
Mas se a limpeza já aconteceu de forma errada e o problema já se instalou, então será preciso detectar o entupimento, para corrigi-lo.
Como detectar um entupimento nos canos?
Se você está com problemas de entupimento, deve contatar uma empresa especializada para avaliar o local e utilizar equipamentos que identifiquem exatamente onde a obstrução está.
Isso é possível de duas formas. A primeira delas, por meio de filmagem da tubulação, em um procedimento que se chama vídeo-inspeção.
Este é um procedimento comum utilizado para caçar vazamentos e que também ajuda a detectar entupimentos pós-obra com precisão.
A segunda delas é por meio de um aparelho de ultrassom, que consegue identificar obstruções e vazamentos de acordo com o barulho que eles fazem.
De qualquer forma, esses procedimentos ajudam a encontrar o local do entupimento com precisão, possibilitando resolver o problema da forma mais rápida e econômica possível.
É possível realizar a limpeza sozinho?
Que já tentou desentupir canos sabe como é difícil conseguir um bom resultado e garantir a liberação eficiente para a passagem de água. Essa situação é ainda pior com relação aos entupimentos pós-obras.
Afinal, não se trata de um entupimento comum, com cabelos, papel higiênico ou gordura, mas causado por rejeitos de obras, que estão presos firmemente aos canos.
Portanto, é preciso contar com uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para solucionar este problema!